Exclusivo

ARQUIVO Diário

Comissão Cravinho defende mudança na Constituição para facilitar regionalização

Comissão Cravinho defende mudança na Constituição para facilitar regionalização
Gonçalo Rosa da Silva

Divisão do país em regiões, defendida por uma comissão criada por PSD e PS, depende de referendo. Ideia passa por alterar a Constituição para tornar mais fácil a vitória do “sim”

A regionalização é a única forma de resolver problemas de desenvolvimento territorial e aprofundar a democracia. E, para que ela aconteça sem mais obstáculos, será preciso alterar a Constituição e abrir espaço para um referendo em que seja mais fácil a vitória do “sim” à divisão do país por regiões.

As conclusões são do relatório da Comissão Independente para a Descentralização, presidida por João Cravinho e criada por acordo entre PS e PSD. Há meses que a estrutura, polémica desde o início - o Parlamento chegou a chumbar o orçamento, de quase meio milhão de euros, para encomendar estudos a outros ‘sábios’, mas recuou na decisão -, vinha preparando os seus trabalhos num regime de silêncio quase absoluto. Esta quarta-feira foram conhecidos os resultados — e a recomendação é clara: a regionalização é para avançar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate