Depois de nove horas de conselho de ministros extraordinário, o Governo aprovou a proposta de orçamento de Estado para 2020, a primeira desta legislatura. O fumo branco financeiro foi anunciado pelo primeiro-ministro António Costa, no Twitter, passavam sete minutos das 19h.
"O Conselho de Ministros acaba de aprovar a proposta de #OE2020 dando continuidade à política orçamental que iniciámos em 2016, de melhoria de rendimentos, apoio à modernização das empresas, reforço do investimento na qualidade dos serviços públicos... Com contas certas", escreveu António Costa.
Foram quase dez horas de reunião, presidida pelo primeiro-ministro, entre as 9h30 e as 10h, só interrompidas por uma curta pausa para almoço
Numa outra mensagem na mesma rede social, o chefe de Governo aponta que o Orçamento de Estado para o próximo ano "é coerente com os quatro desafios estratégicos" que o executivo assumiu: "combater as alterações climáticas, enfrentar a dinâmica demográfica, liderar a transição digital e reduzir as desigualdades".
O diploma deverá ser entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira por Mário Centeno, começando a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 9 e 10 de janeiro.
A votação final global da proposta orçamental, a primeira desta legislatura, está prevista para 6 de fevereiro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt