Política

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos é líder do CDS desde janeiro
Francisco Rodrigues dos Santos é líder do CDS desde janeiro
Foto Fernando Veludo/NFactos

Está desfeito o tabu: o líder da Juventude Popular vai mesmo disputar a sucessão de Assunção Cristas. O anúncio será feito esta terça-feira

Depois de meses de espera, está desfeito um dos últimos tabus que resistiam sobre a corrida à liderança do CDS. Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular, vai mesmo ser candidato, apurou o Expresso.

O anúncio oficial será feito esta terça-feira à noite, num hotel do Porto, sendo que o candidato contará com uma equipa que incluirá militantes mas também personalidades da sociedade civil. Na publicação no Facebook em que Rodrigues dos Santos convida os militantes a ouvirem a novidade, vários dos comentários citam aquele que previsivelmente será o lema da sua candidatura: #Seguiremfrente.

O líder dos jovens do CDS junta-se assim a quatro candidatos já anunciados: Filipe Lobo d'Ávila, ex-deputado e líder do grupo Juntos pelo Futuro; João Almeida, atual porta-voz do partido; Abel Matos Santos, porta-voz da corrente interna Tendência Esperança em Movimento; e Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo.

Desde a noite em que Assunção Cristas se demitiu, depois de conquistar uns historicamente baixos 4,2% e ver a bancada do CDS reduzir-se de 18 para apenas cinco deputados, que se mantinha a especulação sobre se Rodrigues dos Santos avançaria. Como o Expresso tinha noticiado, estava a ponderar fazê-lo há mais de um mês e, tal como os restantes candidatos, tem estado no terreno a contar espingardas para o congresso que elegerá o sucessor de Cristas, a 25 e 26 de janeiro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate