Notícia
Fecho de mercados: Juros disparam e bolsas afundam com impasse na Grécia. Petróleo e euro seguem quedas
As bolsas europeias terminaram a primeira sessão com quedas expressivas, num dia em que o PSI-20 renovou mínimos de Março e os juros voltaram a disparar. Os preços do petróleo e o euro seguem as quedas das bolsas.
PSI-20 perdeu 2,33% para 5.627,05 pontos
Stoxx 600 caiu 1,63% para 383,05 pontos
Nikkei desvalorizou 0,09% para 20.387,79 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 21,7 pontos base para 3,254%
Euro recua 0,17% para 1,1247 dólares
Petróleo em Londres cai 1,83% para 62,70 dólares o barril
Bolsa perde mais de 2%
A bolsa de Lisboa caiu mais de 2%, renovando mínimos de Março, com os investidores a manifestarem-se muito nervosos em relação ao futuro da Grécia na Zona Euro. A praça nacional esteve a acompanhar as quedas na Europa, com a bolsa grega a afundar 4,5%, depois do primeiro-ministro do país ter adiantado que vai esperar "pacientemente" que os credores se tornem "realistas".
O PSI-20 caiu 2,33%, a segunda maior desvalorização na região, num dia em que apenas a Impresa escapou à toada negativa em Lisboa. O BCP afundou 6,76%, para 0,08 euros, uma sessão antes de começarem a negociar as novas acções da operação de troca promovida pelo banco nas últimas semanas.
Grécia agrava prémio de risco na periferia
Os juros a 10 anos de Portugal voltaram a agravar-se esta segunda-feira, em resultado do impasse das negociações na Grécia. As "yields" das Obrigações do Tesouro subiram 21,7 pontos base, para 3,254%, máximos de Novembro, numa sessão em que os juros gregos dispararam mais de 300 pontos base, depois de a Grécia ter voltado a falhar um acordo com os credores internacionais no último fim-de-semana.
Euro perde terreno
A moeda europeia está a desvalorizar na primeira sessão da semana. O euro recua 0,17% para 1,1247 dólares, num momento em que o futuro da Grécia continua no centro das preocupações dos investidores e depois de um comissário alemão ter adiantado que é preciso preparar um"plano de emergência" para caso o país saia do euro.
Petróleo cai quase 2% em Londres
Os preços do petróleo estão a desvalorizar esta segunda-feira pela terceira sessão consecutiva, com a matéria-prima a cair perto de 2% no mercado londrino, para negociar em 62,70 dólares por barril. À semelhança do que tem acontecido nas últimas semanas, o "ouro negro" continua a ser penalizado pelo excesso de produção no mercado.
Platina em mínimos de seis anos
Os preços da platina estão a negociar em mínimos de seis anos, arrastada pela incerteza na Grécia. O metal recua 0,9%, para 1.087,20 dólares por onça, mas chegou a tocar em 1.077,20 dólares, o valor mais baixo desde Maio de 2009. A platina, principalmente utilizada em aparelhos para carros, está a ser pressionada pela situação na Grécia, sendo que a Europa representa cerca de um quarto da procura global.
Destaques do dia
Bolsa grega cai mais de 4% e juros a dois anos disparam mais de 300 pontos. O principal índice bolsista grego perdeu mais de 4%, numa altura em que os juros voltam a disparar, com destaque para o prazo a dois anos com uma subida superior a 300 pontos. O impasse nas negociações entre Atenas e os credores está a deixar os investidores nervosos.
Comissário alemão diz que é preciso preparar "estado de emergência" na Grécia. O comissário alemão Guenther Oettinger avisa que Bruxelas deve fazer planos para um "estado de emergência" na Grécia a partir de 1 de Julho, se não for alcançado um acordo. Também o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, alerta que a Zona Euro deve estar preparada para qualquer coisa no que respeita à Grécia.
BCE abranda ritmo de compras de activos. Gastou 13,9 mil milhões. O ritmo de compra de activos deveria estar a acelerar, mas os números semanais revelados pelo BCE mostram um rumo diferente: o valor gasto encolheu pela segunda semana consecutiva.
Guy Pacheco deverá ser o novo CFO da PT Portugal. Guy Pacheco, que entrou para o grupo PT em 2001, deverá ser o nome escolhido pela Altice para administrador financeiro da PT Portugal. O nome do responsável foi indicado como o novo CFO da empresa numa nota interna enviada aos trabalhadores da PT.
Transportes de Paris, National Express e Avanza querem Carris e Metro de Lisboa. O grupo Barraqueiro concorre apenas à subconcessão da Carris, aliado com o consórcio catalão que ganhou o concurso para as empresas de transporte público do Porto.
O que vai acontecer amanhã
Reserva Federal. Reunião de dois dias do Comité Federal do Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA.
BCE. O Tribunal de Justiça da UE revela a decisão final sobre a legalidade do programa de Transacções Monetárias Definitivas do BCE (Outright Monetary Transactions – OMT).
Grécia. Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, inicia visita de três dias à Rússia.
Alemanha. Índice Zew, que mede as expectativas dos investidores e analistas alemães, em Junho [anterior: 41,9 pontos, estimativa:37,5 pontos].
Alemanha. Índice de preços no consumidor, em Maio [anterior: 0,7%; estimativa: 0,7%].